segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Vsévolod Meyerhold

Por Dirce Thomaz e Fernanda Henrique

“Chorei. Tive vontade de fugir. Aqui só se fala de forma. Beleza, beleza, beleza! Quanto à idéia, um grande silêncio, e se chegam a mencioná-la, é de tal maneira como se fossem ultrajados por ela . Meu Deus. “
Comentário de V.Meyerhold referindo-se ao conceito stanislavskiano (Teatro de Arte de Moscou)

Vsévolod Meyerhold que nascera em Penza, na Rússia central em 1874, desde muito jovem tem contato com arte por intermédio de sua mãe, que transmitiu ao filho o gosto pela música e espetáculos. Sua primeira experiência teatral foi aos 18 anos com teatro amador em uma representação escolar, onde atuou e também foi assistente de direção.

Meyerhold foi para Moscou estudar direito, mas abandona a curso e entra na escola dramática, participa do Teatro de Arte Moscou fascinando-se pela arte de Stanislaviski, após algumas experiências no T.A.M Meyerhold começa a discordar do conceito stanislavskiano, em 1902 separa-se de seus mestres e junto com Kocherov monta um grupo chamado “ Sociedade do drama novo “com a tentativa de contrapor a estética naturalista . O próprio Meyerhold percebe a dificuldade em realizar na pratica seus desejos teóricos, mas Stanislaviski que sempre estava em busca do novo e admirava o ex- aluno, mesmo após uma tentativa não bem sucedida, convida-o para juntos abrirem o Estúdio Teatral ;

“Não se tratava de um teatro organizado nem de uma escola para principiantes, mas de um laboratório onde se fariam experiências com atores mais ou menos traquejados"

E mais uma vez essa tentativa não foi bem sucedida, afinal havia entre Meyerhold e Stanislaviski um conflito de gerações: a do “teatro do ator” e a “ teatro do diretor “.Stanislaviski expressa sua inquietação aos experimentos de Meyerhold reafirmando o abismo que existe entre o desejo do diretor e sua realização.

Depois de um longo tempo Meyerhold compreende que naquele momento o que dificultava esse “processo de inovação” eram os elementos inconciliáveis que utilizava:dramaturgia simbolista, pintores estilizantes e jovens atores formados pelo realismo psicológico do teatro de arte e, então entende que era necessário formar um novo tipo de ator e só então impor-lhe as novas tarefas.

No mesmo período em que se submete a ser diretor e ator no teatro imperial (Companhia Dramática Alexandria) realiza sua pesquisas do teatro popular usando o pseudônimo de Doutor Dappertutto, neste momento cria o estúdio-escola, onde tem as seguintes matérias:

I - Estudo da técnica dos movimentos cênicos: dança, musica, atletismo, esgrima. Esportes recomendados: tênis, lançamento de disco, barco a vela.

II - Estudo prático dos elementos materiais do espetáculo: cenário, decoração,iluminação do palco;os figurinos e os objetos de cena.

III - Princípios fundamentais da técnica da comedia italiana improvisada.

IV - Aplicação ao teatro moderno dos métodos tradicionais de espetáculo dos séculos XVII e XVIII (estudo sem academismo dogmático nem espírito de imitação).

V – A música do drama

Partindo de um treinamento de técnicas corporais Meyerhold cria um sistema teatral: a biomecânica que permiti o ator dizer com o corpo o que em outros momento foi dito apenas com o texto.”A relação do espaço com o corpo do ator e com seus gestos...”. Neste processo usa-se também o recurso do distanciamento da interiorização (termo mais tarde nomeado por Brecht) substituído pela técnica corporal. Nasce então um novo tipo de encenação ligada com o construtivismo (movimento vanguardista russo de 1920) , onde o palco alem de focar os movimentos dos atores deu espaço para iluminação, artes plásticas fundamentando a teatralidade e a função social.

Meyerhold com o desejo de trazer uma nova encenação, rompe com as formas dramáticas de representação e traz para a cena um novo ator. Com todas estas inovações Meyerhold proporciona a criação também de um novo olhar, pois com a criação de uma nova encenação, de um novo ator pressupõe-se a necessidade da “criação” de um novo espectador.

4 comentários:

Unknown disse...

Nossa ficou muito bom!!!
Estou lendo os textos sobre Meyerhold e vc soube expor muito bem o que foi Meyerhold.

Anônimo disse...

bem legal, o texto!

THUAINY CAMPOS disse...

Adoreii...
Me esclareceu muitas coisas!

O POLÊMICO disse...

Informação esclarecedoras sem serem prolixas

está de parabéns os pesquisadores do blog